“Preencha cada detalhe com muito significado”

Um casamento rústico sofisticado que virou referência pela criatividade e originalidade do casal. E as dicas da noiva são valiosas: "Ouse. Não se limite aos clichês da indústria de noivas e preencha cada detalhe do evento com muito significado. Assim você vai se sentir muito segura, confortável e confiante no grande dia."

Contemple esse registro incrível e inspire-se!

Priscila-e-Filipe-porPlinioRicardo-0818-low1800px.jpg
Priscila-e-Filipe-porPlinioRicardo-03_priscila-e-filipe_por_plinio_ricardo-2560x1706-low1800px.jpg

O casal de Brasília, Priscila e Filipe se conheceram no curso de formação de voluntários da ONG Centro de Valorização à Vida (CVV), uma instituição que oferece apoio emocional para prevenção ao suicídio. Filipe era um dos facilitadores e Priscila uma dos cursistas. Eles foram se aproximando e, quando o curso encerrou, Felipe logo a chamou para sair.

Filipe conta:

Em um dos encontros foi devolvida à Priscila sua câmera, na bolsa própria. Ao final das atividades daquele dia, perguntei o que tinha na bolsa, ela disse que era uma câmera. Perguntei se ela fotografava. Ela procurou ser humilde, explicar que estudou um pouco de fotografia para registrar elementos de suas pesquisas e, para pontuar a humildade, fez um sorriso um pouco sem graça. Pensei: uma garota com um sorriso desses… Vou ter que chamar pra sair. Encerrado o curso, fiz o convite e, a certa altura do encontro, passamos em um lugar para comer alguma coisa. Sobre a mesa, estavam os sachês de açúcar, adoçante etc. A Priscila comentou sobre as embalagens de açúcar, que eram verdes com um animal no verso, alguma das espécies que o canavial afirmava tentar preservar. Ela disse algo como: A indústria sucroalcooleira precariza a mão de obra rural, derruba o bioma nativo e depois põe o resultado em um saquinho verde com um animal pra fingir que tá tudo bem. Pensei: Uma garota que diz esse tipo de coisa… Acabou-se a procura. Encontrei. É essa.

Alianças

Cinco meses antes do casamento, Priscila e Filipe entraram em contato com a gente para começar o processo de encomenda das alianças. Tudo foi feito a distância, com envios do medidor e dos aros de medida de São Paulo a Brasília.

Leia o depoimento gentilmente redigido pelo Filipe, onde ele descreve com detalhes a experiência da encomenda das alianças:

Durante os levantamentos de tantos detalhes para a cerimônia, chamou atenção a proposta dos joalheiros Fabio Brazil e Henrique Murgel. Os desenhos pareciam sofisticados, mas elegantes, sem nunca chegarem a ser espalhafatosos. 

Embora aquela altura restassem ainda muitas decisões a serem tomadas e o ideal subjacente, inspirador, ou o horizonte estético do evento ainda estivesse um tanto longe de ser consolidado - a bem dizer, houve várias mudanças de ideia a partir dali - a realização alcançada naquelas alianças, de encontrar um requinte contido, seguro de si, na simplicidade dos traços precisos, foi ao seu modo profético do resultado final do nosso casamento.

As alianças Lavie e Leventina logo saltaram aos olhos por sua ousadia e a descrição poética da Veredas é muito inspiradora. Restava, é claro, encontrar o desenho que pudesse conviver em harmonia com o anel da noiva, assinado por Ara Vartanian em ouro e diamantes negros. Assim, as finalistas ficaram em um âmbito mais tendente ao clássico: Lithos, Oki ou Areia.

Afinal os joalheiros ofereceram uma reunião por teleconferência, já que, com um casal que não morava na cidade de São Paulo, o ideal do encontro face a face não seria possível - novamente proféticos, perceberíamos no ano seguinte. Todos dois muito simpáticos e atenciosos, responderam pacientemente a todas as perguntas e explicaram muito bem o processo de encomendar alianças. Mandaram os anéis de prova em prata para termos a ideia correta do tamanho, da sensação etc.

Nesse ponto o desenho mais cotado parecia a Lithos, no seu aspecto de despojamento telúrico, trazendo os ideais irmãos de solidez e dureza: confiar na solidez para superar a dureza, digamos. Não deixaria de ter também, talvez, um aspecto existencialista, 'É preciso imaginar Sísifo feliz’. Quase imperceptivelmente, formulou-se outra preferência, que foi a definitiva: o design Areia tinha afinal uma poesia irresistível. O litoral, ponto de encontro da água, do vento, da areia, elementos que, ao se tocarem, alteram as trajetórias uns dos outros até formar um traçado inconfundível, impossível na ausência um do outro; tudo apontava a combinação das transformações e adaptações com o estar juntos.

Atendidas generosamente todas as pequenas solicitações e peculiaridades (os joalheiros gravaram o mês da data marcada em numeral romano, por exemplo), chegaram as alianças com boa antecedência e tal como a imaginação havia sonhado. Ainda mais um diferencial: o estojo magnético, sem dobradiças para competir visualmente com as peças. Faltava mais alguma coisa? Não: Tinha chegado a hora de brilhar.

Look do noivo

Filipe casou no estilo, com um terno cinza claro da Camargo Alfaiataria, com colete xadrez e gravata borboleta off-white:

Priscila-e-Filipe-porPlinioRicardo-0113-low1800px.jpg

Pri e Kiki vestem…

Saiu no Inesquecível Casamento: "Estilo é para quem tem! O vestido da noiva foi inspirado na coleção de alta costura Primavera-Verão 2017 Whispers, do designer saudita radicado no Líbano Mohammed Ashi. Ela queria muito a solidez de um vestido estruturado com zibeline, mas sem abrir mão da seda pura. Além disso, era seu desejo ter feminilidade de sua própria maneira. Nas mão do Fernando Peixoto Atelier, seu sonho virou realidade com um modelo gola alta, com mangas, saia mullet volumosa com babados nas costas."

Kiki, a buldogue francês do casal, também recebeu a devida atenção, claro! Com a missão de levar as alianças durante a cerimônia, ganhou um vestido com o mesmo conceito. Sério, imperdível! Vejam:

Decoração do casamento

O blog Vip Noivas relata que o projeto foi desenvolvido pela arquiteta e decoradora Rafaela Orlandini, do Patú Anú. O ponto alto estava no Capim dos Pampas, planta muito presente nas lembranças pueris de Priscila no Rio Grande do Sul. O charme da decoração ficou por conta do contraste do verde abundante, presente no belo paisagismo local, com os tons de bege, dourado e marrom das plantas secas utilizadas. O resultado foi um estilo rústico sofisticado, sem cair no boho ou no hippie.

Trilha sonora

A trilha sonora da cerimônia foi inteiramente pensada: cada uma das músicas escolhidas têm um significado especial para o casal. A noiva entrou ao som de um arranjo de Young and Beautiful, da Lana del Rey. O noivo entrou ao som de Highland Cathedral. E para deixar tudo ainda mais apaixonante e intimista, todas as músicas foram tocadas pelo Trio Filarmônico Casa Corba, composto por familiares e amigos do casal. Imagina só a emoção!

Dicas da noiva

Ouse. Não se limite aos clichês da indústria de noivas e preencha cada detalhe do evento com muito significado. Assim você vai se sentir muito segura, confortável e confiante no grande dia. Pesquisar, sempre. Comparar-se, nunca! Evite tomar como parâmetro casamentos de orçamentos milionários de celebridades e influenciadores digitais. Inspirações são bem- vindas, mas não quando passam a gerar ansiedade no planejamento do evento. Noivo não é convidado! Se não houver parceria desde o princípio no planejamento e na execução do casamento, o noivo pode se sentir um turista no evento. Façam tudo com muito diálogo, respeito e apoio mútuo desde o começo que a festa será a cara de vocês e um sucesso.

 

Fornecedores

Alianças Brazil & Murgel | Fotos Plínio Ricardo | Filmagem Salinha Filmes | Cerimonial Aline Guimarães Wedding Planner | Convites, identidade visual e caligrafia Lapela Design | Decoração, flores, velas, móveis, lustres, louça, prataria, sousplats, fechamento, paisagismo, forminhas dos doces, bufê, buquê, segurança e manobrista Patú Anú | Músicos Trio Filarmônico Casa Corba | Som e DJ Sonore | Iluminação Patú Anú e Sonore | Bolo, doces, chocolates e bem-casados Clotilde Doces | Topo de bolo Hiago Miguel | Cabelo e maquigem Jackeline Monteiro – Baroque Atelier | Vestido da noiva e vestido da mãe do noivo Fernando Peixoto Atelier | Joias Ara Vartanian e Zara | Sapatos da noiva Michael Kors e Badgley Mischka | Roupa e sapatos do noivo e roupa do pai do noivo Camargo Alfaiataria | Vestido da mãe da noiva e roupa dos pajens Padrão Noivas e Festas | Vestido das damas Amor e Laços | Foto divertida Kapital Cabine e Kombi Dona Flor | Lista de presentes Casare | Noite de núpcias Hotel e Resort The Sun | Lua de mel Maldonado e Punta del Este

Fontes: publicações sobre o casamento dos blogs Inesquecível Casamento e Vip Noivas


Descubra outros casais B&M