Post original: Zankyou
Por Renata Vazquez
É impossível negar que todas as mulheres, ao menos uma vez na vida, sonharam com o dia em que serão pedidas em casamento, afinal é um momento super romântico e especial!
Para selar esse compromisso de união, nada melhor do que um belo anel de noivado que simboliza o amor eterno. Mas quais as características de um anel de noivado? Como escolher o anel de noivado perfeito?
Conversamos com Fábio Brazil, da Brazil & Murgel, que nos deu dicas valiosas para te ajudar nessa decisão.
A tradição do anel de noivado
Desde a época dos egípcios, o anel de noivado era usado como uma maneira de demonstrar a confiança que os homens tinham de que suas noivas seriam boas esposas. Muitos anos depois, os noivos romanos entregavam para a noiva o chamado anulus pronubus, que era uma simples faixa de ferro para selar sua intenção de compromisso.
Como podemos ver, realizar o pedido de casamento com um anel de noivado é uma tradição que é realizada há séculos e que é mantida, até os dias atuais com a diferença de que hoje em dia, o que une um casal é o amor, sem qualquer outro tipo de obrigação.
Algumas mulheres preferem um anel de noivado simples ou liso, mas a maioria sonha com um modelo que contenha uma bela pedra preciosa. Na realidade, segundo as tradições, se supõe que a pedra não se quebra, não se perde, é indestrutível, simbolizando assim, a fortaleza e a pureza na relação do casal.
Os queridos Willian e Beatriz nos enviaram essas fotos logo depois do SIM! Willian conta que agiu durante um belo roteiro no coração dos Alpes Franceses, com essa vista incrível para o Mont Blanc. Vejam como tudo fez sentido: Willian escolheu o anel Zenith, nome que significa "o ponto mais elevado; o auge, ápice, apogeu”.
Em qual mão se usa o anel de noivado? E em qual dedo?
Por norma, o anel de noivado é colocado na mão direita e a aliança de casamento na esquerda. Mas, nos dias de hoje, o casal já tem liberdade para fazer a sua escolha. Sabemos que muitos casais não seguem “tradições” e gostam de criar o seu próprio protocolo. Ou então, há noivos que apenas se sentem confortáveis usando anéis numa das mãos. Não há problema nenhum nisso.
Quando ao qual dedo, não é nenhuma coincidência que o anel seja colocado no dedo anular. Isso é devido a que os egípcios consideravam que o quarto dedo tinha uma veia que conduzia diretamente ao coração! O fato de colocar o anel nesse dedo faria com que os sentimentos unissem o casal e que não se escapassem pelas pontas dos dedos.
O que caracteriza um anel de noivado?
Segundo Fabio Brazil, da joalheria Brazil & Murgel, o protagonismo de uma gema é a principal característica de um anel de noivado. A ideia mais tradicional costuma ser a de um anel em ouro branco com um diamante redondo em destaque, mas esquecendo um pouco as convenções e pensando no que essa peça realmente significa, ela é a joia que será dada para marcar o pedido de casamento. Sendo assim, o mais interessante é que ela seja feita de acordo com o gosto, a personalidade e a história do casal.
O que abre a possibilidade para se utilizar outras pedras, outras lapidações, tons de ouro diferentes e, inclusive, novos formatos, fugindo um pouco do solitário clássico. A ideia é fazer com que a peça conte uma história mais completa e que reflita a essência da pessoa amada.
O clássico anel de noivado com diamante
É lógico que dependendo da pedra, esta pode ter um significado, ou outro. A pedra preciosa que acompanha o anel de noivado, por excelência, é o diamante, que representa a perfeição, a vontade de vencer, firmeza e retidão. Também é uma das mais resistentes e significa que o casal promete amor eterno.
Quanto à quantidade de pedras, você pode levar em conta a questão simbólica ou a questão prática. Um anel de noivado solitário, por exemplo, vai além da simbologia da união, presentando ser dois em um. Já um anel de noivado com 3 pedras pode representar etapas temporais do amor: te amei, te amo e sempre te amarei!
Falando com praticidade, Fábio Brazil ressalta que a versatilidade é outro ponto interessante a se pensar: “o solitário, por exemplo, por ser um anel mais fino e delicado, é mais fácil de combinar com outras joias. Não deixamos de lembrá-los que, depois do anel de noivado, espera-se a chegada das alianças, e muitas noivas gostam de continuar usando o anel de noivado em conjunto”, conta.
Assim como o número de pedras do anel altera o seu significado, combiná-lo com uma joia especial é fundamental para estar deslumbrante.
A escolha do anel perfeito. O que levar em consideração?
São muitos os fatores que podem indicar a melhor escolha da joia. Pensando no lado prático, por exemplo, é importante levar em consideração se a noiva tem o costume de usar peças mais suntuosas ou se ela prefere as mais delicadas. Esse costume pode ocorrer devido ao gosto ou por alguns aspectos do dia a dia, como a sua profissão.
Hoje em dia surgem novas alternativas na hora de escolher o metal e a pedra do anel de noivado, então tudo dependerá do estilo da noiva. Rubis, safiras e esmeraldas são ótimas opções, além das pedras semipreciosas como: turquesa, ametista, granada, água-marinha e muitas outras. Entre os metais, o clássico anel de noivado de ouro amarelo ganha novas versões, além do ouro branco, do rosa e da prata.
Qual o prazo para entrega de um anel de noivado personalizado?
Fabio nos conta que na Brazil & Murgel, por exemplo, depende muito da necessidade do cliente. “Alguns ainda não escolheram uma data e não têm muita pressa, então podemos fazer todo o processo com mais calma. Outros nos procuram já com uma data mais próxima estabelecida ou com uma viagem marcada. Mas sempre recomendamos: não deixem para a última hora! O tempo ideal é de 3 a 6 meses antes do pedido. Vai depender muito de alguns fatores como a complexidade do desenho e da pedra, por exemplo. O tempo é muito importante também para que o processo de encomenda possa fluir tranquilamente, já que ele envolve a nossa criação, confecção de protótipos para aprovação, e a confecção da peça final.”