Brazil & Murgel

View Original

Joias personalizadas para o casamento

CAPA | CASAIS B&M | PRÊMIOS E EXPOSIÇÕES | EDITORIAIS | ENTREVISTAS E PUBLICAÇÕES


De alianças a abotoaduras, requinte e exclusividade para o grande dia

Por Thaís Freitas - post original: Zankyou

A roupa e a produção dos noivos são um show à parte em uma festa de casamento. Ambos possuem a missão de ser o centro das atenções e, por isso, carregam consigo os looks mais fascinantes da festa.

Muito mais do que ternos e vestidos sob medida, há itens incríveis para compor a atmosfera desse dia. Joias personalizadas, como os brincos, por exemplo, podem ser criadas de acordo com o vestido e o penteado da noiva. Assim como as abotoaduras, desenhadas para o noivo, de forma que reflitam a sua personalidade e harmonizem com o traje da cerimônia. Fabio Brazil e Henrique Murgel, da Brazil & Murgel Joalheriaconcedem dicas valiosas para harmonizar o traje com a joia e contam detalhes do processo de confecção.

Segredos para a harmonização

No processo de confecção de uma joia personalizada, há uma palavra de ordem: harmonia. Fabio Brazil menciona que, em um casamento, as joias são sempre detalhes da composição e acrescenta que antes de tratar das características gerais da peça, como material, cor, forma, superfícies ou gemas, são considerados o vestido da noiva e o traje do noivo. “Um brinco nunca deve competir por um destaque com o vestido ou o penteado, e sim complementar. Geralmente, o vestido da noiva é o que vai direcionar a criação das joias. Mas sempre pode acontecer o mais interessante: o nosso trabalho de criação pode caminhar junto ao trabalho do estilista, resultando em um conjunto realmente excepcional, em que todos os itens contam a mesma história e contêm o mesmo símbolo”, afirma.

O processo de criação: a construção da joia perfeita em etapas

Para criar uma peça especialmente para os noivos, os designers costumam atendê-los pessoalmente, para identificar informações importantes, como o estilo de cada um e a história do relacionamento. “Realizamos isso por meio de uma boa conversa. É uma experiência muito agradável. Existem momentos em que parecemos ser todos amigos de longa data, rindo das histórias e manias de cada um. Essa intimidade é muito rica e garante a coerência nas opções de joias que apresentamos aos dois, entrega Henrique.

“É aí que descobrimos a joia ideal, seja ela uma das peças de nosso catálogo, uma personalização ou até mesmo uma criação completamente nova”, complementa Fabio.

Peças especiais

Além de alianças, brincos, colares, pulseiras, abotoaduras e prendedores de gravata, é possível também obter outros tipos de peças personalizadas para o casal. As criações especialmente realizadas para a noiva, por exemplo, podem ser baseadas em seu vestido e penteado. “Nos colocamos à disposição do casal para criar as joias que reflitam a beleza dessa união e a particularidade de cada história, enfatiza Fabio, reforçando que elas não precisam necessariamente ser tradicionais.

Visual completo: atenção aos detalhes

Henrique reforça a importância de alguns itens antes de iniciar a confecção da peça para a noiva. “Além do gosto, personalidade, orçamento e todos os aspectos mais pessoais dela, vários outros fatores devem ser levados em conta, como o vestido, o penteado, os acessórios de cabelo… Todos esses detalhes irão ajudar na escolha das joias que podem compor da melhor forma o visual”, diz.

Já Fabio enfatiza que, para o noivo, o processo de personalização e ornamentação com o traje é semelhante. “As peças para os noivos podem ser inspiradas em outras joias do casamento, como abotoaduras que partiram do mesmo conceito das alianças, por exemplo. Essa é uma ideia bem bacana, já que as alianças trazem um conceito com o qual o casal se identificou, então o conjunto como um todo simboliza o amor e a união do casal”. Ambos comentam que é possível também criar monogramas com as iniciais do casal em múltiplas peças, trazendo um ar ainda mais personalizado.

O estilo de casamento reflete a joia escolhida? Eles respondem!

Para eles, sim. A ocasião pode ser um fator importante na escolha da peça ideal. Apesar disso, é bom lembrar que a joia pode ficar na família por muitas gerações e, por isso, um detalhe moderno pode ser interessante. No entanto, Henrique e Fabio comentam que não é comum no processo de personalização associar a peça aos elementos da moda ou externos.

Joias da família: repaginada para o grande dia!

Não é raro encontrar famílias que possuem lindas peças guardadas por anos, que passam de forma muito carinhosa por filhos e netos no decorrer das gerações.

Henrique indica que, para quem não abre mão de uma peça carregada de histórias e valor sentimental, é possível aplicar pequenas reformas e ajustes para que fique ainda mais incrível. “Essas joias merecem, sim, sair da gaveta, retomar aquele brilho e seguir fazendo parte dos novos capítulos da família. Muitas noivas nos trazem brincos ou colares que gostariam de usar no casamento, mas às vezes nem imaginam o quanto aquela joia pode ganhar vida após um restauro”, afirma.

Atenção: joia segue tendência?

Para Henrique e Fabio, deve-se, antes de tudo, observar o contexto. “Composições muito interessantes podem surgir harmonizando um vestido moderno e minimalista com aquele brinco antigo de três gerações da família, ao mesmo tempo em que a peça pode parecer completamente fora de contexto. Tudo vai depender do cuidado na hora de harmonizar elementos e brincar com diferentes conceitos e contrastes”, diz Fabio. Recomendam, porém, que os noivos evitem peças chamativas ou que sigam determinadas tendências, afinal, a joia é eterna.

Personalização de joias: uma arte particular 

No final de 2009, a Brazil & Murgel surgiu com um conceito diferenciado que valoriza a confecção manual de joias e os detalhes únicos das peças. A empresa já garantiu, com isso, 10 prêmios de design e mais de 15 exposições nacionais e internacionais.

“Sempre estivemos envolvidos de certa forma com o universo do casamento, criando alianças, brincos e abotoaduras. Conhecendo as possibilidades que a joalheria feita à mão traz e vendo que os casais estavam começando a procurar desenhos mais especiais, com valor simbólico maior, começamos a participar de feiras e eventos para noivos, com o objetivo de mostrar que as joias do casamento, por serem tão pessoais e duradouras, merecem um cuidado e um significado maiores do que apenas atender a uma convenção”, diz Henrique Murgel.

Entre em contato com a Brazil & Murgel Joalheria e tenha uma linda joia personalizada para o seu grande dia!


CAPA | CASAIS B&M | PRÊMIOS E EXPOSIÇÕES | EDITORIAIS | ENTREVISTAS E PUBLICAÇÕES